Perguntas Frequentes

 

Um curso no exterior envolve importantes decisões e é essencial conhecer bem as diferentes opções antes de escolher o melhor programa.

Para maiores informações, entre em contato conosco.

Cursos e Destinos

Quais são as escolas no exterior oferecidas pela Intercâmbio Business®?

Trabalhamos com as melhores escolas de idiomas de cada país, selecionadas em função da qualidade dos programas de estudos, materiais utilizados nas aulas, nível de formação dos professores, infraestrutura, opinião de alunos egressos, suporte e assistência aos participantes, além de acreditações de órgãos governamentais e posição em rankings de educação internacional. Além disso, visitamos as escolas no exterior periodicamente, assegurando assim que as instituições oferecidas mantenham os mais altos níveis de qualidade de ensino, estrutura e atendimento.

Quais são os tipos de cursos oferecidos pela Intercâmbio Business®?

Oferecemos cursos de idiomas para adultos, com enfoque geral ou de negócios e Cursos de extensão profissional como Especialização, MBAs e Summer Courses. Além disso, oferecemos o Programa Intercâmbio em Família, para quem deseja realizar sua viagem com seus familiares, que poderão opcionalmente participar de seus próprios cursos de idiomas ou Summer Camps.

Qual o melhor destino para o meu curso no exterior?

A escolha do destino ideal deve levar em consideração seus objetivos em relação ao curso, preferência pessoal por alguma cidade ou país, orçamento para a viagem e o tipo de visto necessário. Entre em contato conosco para conhecer as melhores opções de destino para você.

Quais são os destinos oferecidos pela Intercâmbio Business®?

Oferecemos cursos em diversos países, com destaque para os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Espanha. Além disso, oferecemos programas de idiomas na Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Irlanda, Itália, Japão, Malta e Nova Zelândia. Sempre onde for possível realizar uma imersão completa no idioma, ou seja, nos países onde a língua é efetivamente falada.

Qual o melhor destino para um curso de inglês com foco em negócios?

As escolas de referência em inglês para negócios estão situadas em sua maioria em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. E dentre os principais destinos estão cidades como Londres, Oxford, Portsmouth e Canterbury na Inglaterra; Boston, Nova York, San Francisco, San Diego, Los Angeles e Fort Lauderdale nos Estados Unidos; além de Toronto e Vancouver no Canadá. Temos também opções de Business English em destinos como Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Malta.

Qual a diferença entre um curso de inglês geral e um curso de inglês para negócios?

Os cursos de Business English são exclusivos para o público adulto, e possuem Programas de Estudos mais focados, voltados para a utilização do inglês em situações sociais e corporativas, além da melhoria da desenvoltura e do vocabulário utilizado em situações comuns do ambiente de trabalho, como conversas com estrangeiros, reuniões, apresentações, conference-calls e redação de e-mails e relatórios, tudo com o objetivo de melhorar sua performance profissional em inglês. Vale lembrar que esses cursos também abordam aspectos do chamado “General English”, pois para se comunicar bem, é necessário dominar as todas as estruturas da língua, incluindo seu vocabulário, gramática, tempos verbais, etc.

Qual o nível de inglês necessário para realizar um curso de inglês para negócios?

A maioria das escolas no exterior exige o nível Intermediário B2 da tabela CEF (Common European Framework). Mas caso você queira melhorar seu inglês antes de embarcar para o curso de idioma a Intercâmbio Business® oferece um Programa de Preparação Prévia, com aulas particulares e programação de estudos em função do seu nível e do curso a ser realizado no exterior.

Como posso saber meu nível de Inglês?

Em seu primeiro dia de aula no exterior, você realizará um teste de inglês para determinar seu nível.  Mas caso queira sabê-lo antes de embarcar, você pode realizar um teste presencial aqui na agência, pois utilizamos exatamente o mesmo padrão de referência das escolas no exterior, a tabela CEF (Common European Framework).

Existe uma idade mínima ou máxima para realizar um curso de idioma no exterior?

Como trabalhamos com cursos específicos para adultos, a idade mínima para a maioria deles é de 18 anos, ou então 30 anos para os cursos 30+ (thirty plus) e 50 anos para os cursos 50+ (fifty plus).

Com exceção do Programa Intercâmbio em Família, no qual os filhos dos participantes também podem participar de cursos de idiomas ou Summer Camps internacionais, a partir dos 5 anos de idade.

Quando posso iniciar meu curso?

Quando você quiser, pois os cursos no exterior costumam iniciar sempre às segundas-feiras. A maioria deles é oferecida o ano todo, mas alguns programas com foco específico como “English for Human Resources” podem ter datas de início pré-determinadas em cada instituição. Entre em contato conosco para saber a disponibilidade de um curso específico nas datas de seu interesse.

Qual a duração de um curso de idioma no exterior?

Os cursos de idiomas podem durar de uma semana a um ano. E o ideal é escolher a duração em função de seus objetivos e disponibilidade de tempo. Além da duração, é importante escolher a carga horária ideal para o seu curso. Entre em contato conosco para saber como planejar seu programa da melhor maneira possível.

Quais são os horários das aulas?

Existem diversas opções de horários e de maneira geral, você pode escolher um programa Standard, com aulas apenas no período da manhã, um programa Semi-Intensive com aulas pela manhã e início da tarde ou um Programa Intensive com aulas pela manhã e à tarde. Os horários exatos de início e término das aulas, bem como a duração de cada aula variam de acordo com os padrões de cada instituição.

O que são as “elective classes”?

As “aulas optativas” são oferecidas em algumas escolas, de acordo com o programa escolhido, e incluem tópicos específicos de interesse dos participantes como Notícias e Atualidades, Cultura local, Comunicação corporativa, Participação em reuniões, Apresentações, Preparação para entrevistas, Habilidades de Listening, Vocabulário & Pronúncia, dentre outras.

Posso contratar aulas particulares no exterior?

Sim, as aulas individuais podem ser contratadas de acordo com sua disponibilidade de tempo e são indicadas para quem deseja se desenvolver mais rapidamente ou para quem tem objetivos específicos. Elas podem compor toda a programação do seu curso, abordando um conteúdo totalmente personalizado, ou servir de complemento às aulas em grupo, como um treinamento adicional mais focado em suas necessidades individuais como pronúncia, vocabulário da sua área ou apresentações.

Os cursos oferecidos pela Intercâmbio Business® são reconhecidos?

Sim, todas as escolas com as quais trabalhamos são certificadas e acreditadas por órgãos de controle oficiais, reconhecidos pelo governo local ou internacionalmente. Todas elas exercem suas atividades de acordo com critérios de qualidade bem estabelecidos e passam por fiscalizações e auditorias periodicamente.

Eu receberei um certificado ao finalizar o curso?

Sim, as escolas emitem um Certificado ao final do curso, atestando sua frequência, o nível de proficiência atingido no idioma e as datas de início e término do programa, desde que você atinja a frequência mínima do curso, estabelecida de acordo com os critérios de cada instituição.

Posso fazer passeios extras ou visitar empresas no destino?

Você pode realizar passeios por conta própria em seu tempo livre, ou participar dos passeios diários promovidos pelas escolas no exterior, após o horário das aulas. Os passeios incluem visitas a museus, estúdios de TV, parques, pubs, jogos de ligas oficiais e outras atividades. Muitas escolas oferecem também visitas guiadas a empresas, especialmente nos Estados Unidos, ou visitas a órgãos do governo, como o parlamento ou um tribunal de justiça. Cada escola possui uma programação específica e a agenda costuma ser informada aos alunos logo no primeiro dia de aula. Alguns passeios são gratuitos e outros envolvem custos com o consumo de comidas e bebidas ou o ingresso nos locais visitados.

 

Acomodação e Seguro

Quais são os tipos de acomodação oferecidos?

Oferecemos diversas opções de acomodação, de acordo com a instituição e o destino escolhido. Dentre as principais estão o Homestay, o Executive Homestay, Student Residence, Studio Apartments e Hotéis, cada modalidade com suas próprias vantagens e benefícios. Com tal variedade você poderá encontrar a opção mais adequada às suas preferências pessoais de conforto e privacidade. Entre em contato conosco para saber as características de cada uma delas e saber qual a melhor opção para você.

Se eu contratar o Homestay, meu quarto será privativo? E o banheiro?

Como trabalhamos com escolas para adultos, o quarto do Homestay será sempre privativo. Os banheiros também podem ser privativos na opção Executive Homestay, um tipo de acomodação em casa de família de padrão superior, sujeito à disponibilidade no momento da sua reserva no programa.

Posso contratar minha acomodação por conta própria?

Sim, pode. Nós oferecemos diversos tipos de acomodação, todas elas devidamente cadastradas e inspecionadas regularmente pelas próprias instituições de ensino em cada destino. Mas a contratação da acomodação é opcional, ou seja, você pode contratar apenas o curso caso queira cuidar de sua estadia no exterior por conta própria.

Preciso contratar um Seguro Internacional para a viagem?

Sim, por exigência dos governos locais, você deve possuir uma apólice de seguro internacional válida por todo o período da sua estadia no exterior, que deve ser adquirida antes mesmo de embarcar. A Intercâmbio Business® oferece uma apólice de seguro internacional de estudante específica para a realização de cursos no exterior. Entre em contato conosco para saber qual a melhor opção para a sua viagem.

Reservas e Pagamento

Com qual antecedência devo fazer a reserva para o meu curso no exterior?

Para ter maiores possibilidades de escolha de cursos e principalmente de acomodação, recomendamos que você faça sua reserva com a maior antecedência possível. Algo em torno de 3 a 6 meses. Mesmo assim, caso haja disponibilidade e você já tenha o visto necessário para embarcar, é possível reservar um curso com até 2 semanas de antecedência. Para os Estados Unidos e Canadá, recomendamos pelo menos 2 a 3 meses de antecedência, que é o prazo de tempo estimado para a solicitação e o recebimento do visto de estudante, caso ele seja necessário para o curso escolhido.

Posso incluir a passagem aérea na minha cotação?

Sim, caso tenha interesse, trabalhamos diretamente com os emissores dos bilhetes, que oferecem preços inferiores aos de mercado e ainda passagens aéreas de estudante com desconto para alguns destinos, conforme políticas e regras específicas das companhias aéreas.

Existem promoções ou descontos em alguns cursos?

Sim, como agência de intercâmbio oficial das instituições no exterior, possuímos condições diferenciadas e promoções exclusivas em diversas instituições, especialmente em programas de General English em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Austrália.

Posso parcelar o pagamento do meu programa no exterior?

Sim, você pode parcelar o pagamento em quantas vezes quiser, desde que o valor integral do seu programa seja quitado em até 30 dias antes do embarque, por exigência das próprias escolas no exterior. Isso porque as instituições só enviarão os documentos de confirmação da sua matrícula após receber o pagamento integral do curso. E este documento deverá ser apresentando aos oficiais de imigração na sua chegada ao país ou mesmo antes disso, ainda no processo de solicitação de visto.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Posso pagar tudo com cartão de crédito?

Sim, você pode escolher a melhor maneira de pagar seu programa, passagens e demais serviços contratados, seja por meio de cartão de crédito, cartão de débito, boleto ou transferência bancária.

Serviços da Agência

Qual é exatamente o serviço prestado pela agência?

A agência irá prestar uma consultoria personalizada sobre as melhores opções de cursos para você, de acordo com seus objetivos e orçamento, além de te dar todas as informações sobre as escolas, os programas, perfil dos alunos da instituição, acomodação e outros pontos importantes sobre o seu curso no exterior. Depois de realizada a escolha do programa, a agência realizará seu processo de matrícula e documentação, auxiliando você inclusive com orientações para a obtenção do visto em caso de necessidade. E talvez o ponto mais importante, é que seremos seu braço-direito durante a viagem, permanecendo à sua disposição para qualquer tipo de assistência durante sua estadia no exterior.

Porque devo contratar uma agência para o meu curso no exterior?

A escolha e a contratação de um curso no exterior envolvem múltiplas variáveis, detalhes e documentos específicos, que devem seguir um processo bem definido, com controles rígidos para evitar problemas no destino. Afinal, a realização desse sonho envolve um investimento considerável de tempo e dinheiro.

Ao se contratar uma agência, você não paga nada a mais pelo serviço e tem a certeza de que seu investimento será realizado de maneira segura, com tranquilidade do início ao fim. Além disso, é papel da agência estar à sua disposição durante todo o período de estudos no exterior, prestando suporte em caso de necessidade, inclusive em questões relacionadas à própria instituição de ensino, caso você não obtenha um devido atendimento na resolução de problemas durante o curso.

Posso reservar meu curso diretamente com a escola no exterior?

Sim, você pode, mas não é recomendável fazer isso, por uma série de razões: A primeira é que você não paga nada pelos serviços da agência, que é remunerada pela própria escola no exterior. E também porque o valor cobrado direto pela escola será sempre maior, seja por conta de preços inferiores que só podem ser utilizados pela agência, ou pelo fato de que a Intercâmbio Business® utiliza taxas de câmbio menores do que as praticadas no mercado, utilizando bancos específicos para pagamentos de programas educacionais (nossa agência não cobra nenhuma taxa adicional, como de consultoria ou remessa). Mas talvez o motivo mais importante seja o fato de que imprevistos podem acontecer, e nessas horas a Intercâmbio Business® poderá lhe prestar toda a assistência necessária, inclusive atuando como sua interlocutora perante a instituição no exterior, intercedendo em seu favor e defendendo seus interesses, caso você tenha problemas ou solicitações não atendidas pela instituição, exigindo sempre o respeito e o cumprimento de todas as regras contratadas.

Contato e Assistência

Como posso entrar em contato com a agência durante o intercâmbio?

Em caso de dúvidas ou para qualquer tipo de assistência durante a realização do curso, você poderá entrar em contato conosco através de e-mail, telefone ou pelo Suporte 24 horas, nosso serviço de atendimento dedicado, por aplicativo de mensagens, para quem já está no exterior e precisa de rapidez na comunicação.

O que eu devo fazer se precisar de alguma assistência durante o intercâmbio?

Todas as instituições com as quais trabalhamos possuem um alto nível de atendimento, e sempre disponibilizam uma pessoa para prestar assistência aos alunos em caso de necessidade. Você poderá conversar diretamente com este responsável sobre qualquer situação ou problema durante o curso, pois ele estará preparado para lhe atender. Caso a questão não possa ser resolvida diretamente com a escola, você poderá entrar em contato conosco aqui na agência, através do Suporte 24 horas e nós então entraremos em contato com a instituição, solicitando formalmente uma solução adequada para o assunto, sempre de acordo com as regras contratuais do seu programa.

Como devo proceder se eu precisar de assistência médica no exterior?

O seguro oferecido pela Intercâmbio Business® possui uma Central de Atendimento 24 horas no exterior. Caso você tenha qualquer imprevisto, basta telefonar para o número constante em seu ID Card para obter o atendimento. Em caso de dúvidas, você poderá entrar em contato conosco aqui na agência, através do Suporte 24 horas.

Como faço para obter o visto para a minha viagem?

A Intercâmbio Business® orientará você com relação aos procedimentos para a obtenção do visto necessário para o seu programa no exterior, de acordo com as regras específicas de cada país. Caso você queira maior comodidade, podemos também disponibilizar serviços de despachante para a solicitação do visto junto ao Consulado do país de destino.